2-8 OUTUBRO 2022
FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTAMercado Bom sucessoPORTO
A solidariedade é uma arte.
A Art4Moz (Artistas Solidários com a Saúde de Moçambique) é a iniciativa da Health4Moz que permite fundir a solidariedade científica com a solidariedade artística, juntando vários nomes das artes plásticas em Portugal e Moçambique que, através da doação das suas obras e do valor de venda destas, manifestam o seu apoio e reconhecimento à nossa missão.
De 2 a 8 de outubro, grandes obras de grandes artistas portugueses e moçambicanos de diferente áreas (fotografia, pintura, desenho e escultura, entre outros) farão parte do espólio e poderão ser adquiridas na Fundação Manuel António da Mota, que se localiza dentro do Mercado Bom Sucesso. O valor angariado com a venda das obras reverte para a Health4Moz.
EXPOSIÇÃO SOLIDÁRIA | 2 - 8 outubro
GRANDES NOMES DA ARTE PORTUGUESA E MOÇAMBICANA128 OBRAS I 45 ARTISTAS
2, 5 e 8 outubro – 14h – 20h
3, 4, 6 e 7 outubro – 09h30 – 18h
VISITE-NOS
Fundação Manuel António da Mota | Mercado Bom Sucesso
A arte das palavras
Leia já aqui os prefácios presentes no catálogo desta exposição. Veja o catálogo completo, na sua versão digital, no link presente nesta página.
“A arte”, escreveu o português Manuel António Pina a propósito de uma obra do moçambicano Malangatana, “tem um confuso poder sinestésico; eu consigo ouvir esta [pintura], o seu silêncio e a sua desejante e animal vozearia”.
Sendo, a seu modo, muito mais do que uma exposição de artes plásticas, esta nova edição da iniciativa Art4Moz há-de possuir, assim o desejo, uma dupla qualidade. Será cinética, na medida em que os fundos resultantes da venda destas obras permitirão colocar em movimento o fundamental auxílio que, há quase dez anos, a ONG Health4Moz realiza junto dos cidadãos, dos hospitais e dos centros de saúde de Moçambique. Mas será também sinestésica, uma vez que, olhando estas pinturas, gravuras e esculturas, será possível, num esforço de imaginação, escutar a saudável vozearia de todos aqueles que beneficiarão das futuras missões deste projeto.Acresce que o gesto solidário a que esta iniciativa dá corpo me é particularmente grato por outros motivos.
Sendo eu, antes de tudo o mais, médico de profissão, não posso senão rever-me no impulso que leva outros colegas a cumprir a essencial função de partilha dos seus saberes específicos com aqueles que deles carecem especialmente, colocando-se ao serviço dos moçambicanos num tão importante projeto de cooperação internacional, humanitária e social.Sendo, ainda por cima, Reitor da Universidade do Porto, compraz-me saber que os médicos aqui formados persistem em aliar a dimensão técnica e científica do seu treino clínico com a fundamental fidelidade aos princípios éticos do humanismo e da solidariedade, do serviço ao outro e em prol do bem comum, tão essenciais, desde Hipócrates, ao exercício consciente e pulcro da própria Medicina.Por tudo isto, é com orgulho que me associo a mais esta edição do Art4Moz, agradecendo aos artistas que para ela cederam os seus trabalhos e a todos os cooperantes que ajudarão a concretizar o objetivo de fazer de Moçambique um país mais saudável.António de Sousa Pereira
Reitor da Universidade do Porto
TUDO, POR MOÇAMBIQUE.
«O valor angariado através da venda das obras com que estes 45 artistas gentilmente participam na exposição vai permitir à Health4Moz dar continuidade ao trabalho que tem desenvolvido nos últimos 10 anos e que nas 61 missões já realizadas permitiu dar formação a mais de 8000 pré-graduados, incluindo alunos de medicina, de enfermagem e de medicina dentária, bem como a mais de 12000 médicos de várias áreas, transmitindo-lhes conhecimentos que os dotaram de mais ferramentas para o desempenho da profissão.»